Atendimento à pessoas com Deficiência Intelectual

Sobre a Colmeia

Desde 1942, a Colmeia tem acumulado sólida e reconhecida experiência na promoção do desenvolvimento humano, como uma das instituições pioneiras na prestação de serviços de Orientação Vocacional Profissional em São Paulo, na prestação de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos como: Programa de Qualificação Profissional, Atendimento Psicopedagógico, Grêmio e Programa Aprendiz.

Desde seu início a Colmeia estava convencida de que só pela educação da juventude as nações iriam obter a paz, concentrando esforços e recursos para formar novas gerações tornando-as aptas a construir um mundo melhor onde imperem a igualdade, a justiça, o amor ao próximo e o respeito ao bem comum.

Com essa prática acumulada ao longo dos anos a Colmeia estende sua atuação e passa a atender Pessoas com Deficiência Intelectual através do Projeto Inclub – Núcleo de Desenvolvimento de Jovens com DI. Através de Oficinas desenvolvidas com conteúdos fundamentais para contribuir no autoconhecimento, autonomia, saúde e autocuidado, nos conhecimentos básicos para o trabalho e na ampliação de repertório de conhecimentos, de forma prática e vivencial.


Projeto Inclub – O que é?

É um projeto desenvolvido especificamente para pessoas com Deficiência Intelectual (DI) leve com idade de 15 a 35 anos. Foi pensado e estruturado para contribuir no desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões: intelectual, emocional, física e social.

Conta também com a prática de atividades físicas variadas, balada, passeio uma vez por mês, festas temáticas em datas comemorativas, sessão de cinema, etc.

Os participantes do Inclub terão à sua disposição a infraestrutura da Colmeia, uma linda área construída no Jardim Europa especialmente construída para abrigar projetos de educação e cultura. O Projeto conta com uma estrutura completa de salas equipadas, quadra, jardim, pátio, salas de informática, sala de artes, biblioteca e refeitório.

O espaço oferece ao participante do Inclub, a possibilidade de interação com os demais alunos, proporcionando convivência e rica troca de experiências entre todos os frequentadores da Colmeia.

O Projeto conta com uma equipe de facilitadoras especializadas, professor de educação física, infraestrutura, localização privilegiada e toda a experiência da Colmeia.

Como o Projeto Inclub pode ajudar:

Contribuindo com o desenvolvimento da pessoa com DI sob um ponto de vista integral nos aspectos intelectual, emocional, físico e social.

  • Estimula o acesso a informações diversas para o aumento da autonomia, diminuição da vulnerabilidade e amplia o repertório de conhecimentos para a vida.
  • Orienta o jovem sobre o mundo do trabalho e as questões inerentes ao ambiente profissional.
  • Promove o autoconhecimento, o olhar para si, percebendo e reconhecendo suas emoções, sentimentos, quereres e o aprendizado do conviver.
  • Amplia a qualidade de vida a partir da consciência do cuidado com a saúde física e mental.
  • Amplia o convívio social, promovendo a criação de vínculos.

Como funciona o Inclub?

O Projeto acontece de segunda à sexta das 8 às 11:30 horas, exceto feriados. O participante tem uma série de atividades programadas e que seguem um calendário mensal. O participante pode permanecer no Projeto pelo prazo que puder e desejar.

O conteúdo passado nas Oficinas é realizado sempre de forma prática, possibilitando ao participante viver a experiência. São utilizadas diversos recursos como dinâmicas de grupo, rodas de conversa, exercícios de relaxamento, vídeos, dramatização, jogos cooperativos, etc.


Quanto custa para fazer parte do Inclub?

O valor é cobrado através de mensalidade mais taxa de matrícula.
Entre em contato conosco para consultar nossos valores.


Veja aqui nossa Programação:

Oficina Falando Sério

Esta oficina trabalha a cidadania, cultura de paz, respeito ao próximo, prevenção ao bullying, saber ouvir, como lidar com as emoções e sentimentos,  autoconhecimento e auto estima.

Um espaço de escuta e de troca, aprendizado e crescimento, onde cada um é reconhecido e valorizado como é, podendo compartilhar sua história, ideias e opiniões e sendo estimulado a ter uma convivência interativa e respeitosa entre o grupo.

Preparação para o Mundo do Trabalho

Essa oficina trabalha questões do mundo do trabalho fornecendo orientações e dicas de como se comportar no ambiente de trabalho, na entrevista de emprego, regras de convivência, como se vestir, como fazer um currículo e noções de como funciona uma empresa.

Com a aplicação dessa Oficina, gradativamente será possível perceber as habilidades de cada indivíduo e promover o aperfeiçoamento.

Oficina de Sexualidade e Saúde

Nesta oficina são trabalhadas temáticas do campo da sexualidade tais como: desejo, afeto, namoro, conhecimento do próprio corpo, masturbação, intimidade, diferença entre o público e o privado, prazer, carinho, amor, etc.

É um espaço de orientação, diálogo e esclarecimento de dúvidas para que os participantes com DI aprendam a lidar melhor com seu corpo, sua sexualidade e a convivência com o outro de maneira respeitosa.

Atividade de Vida Diária (higiene e auto cuidado)

É trabalhado o asseio pessoal, a higiene, a organização dos pertences a fim de que tenham mais autonomia no autocuidado diário.

Yoga e Meditação

Nesta oficina é trabalhada a consciência corporal e a flexibilidade do corpo através das posturas, exercícios de respiração e relaxamento, proporcionando mais tranquilidade, autoconhecimento e equilíbrio do corpo e mente. Benefícios diretos para a qualidade de vida.

Atividade Física

Realização de jogos cooperativos, esporte, atividades de consciência corporal, brincadeiras, gincanas, competições, etc.

Sessão de Cinema

Nesta oficina é escolhido previamente um filme para que após a exibição seja feita uma roda de conversa. O objetivo é ampliar a capacidade reflexiva e o repertório verbal dos participantes, além de treinar o saber ouvir e esperar sua vez para falar.

Passeio (atividade externa)

Uma vez ao mês o grupo é levado para uma atividade externa em museu, centro cultural, parque, Sesc ou casa de cultura.

Antes da saída é realizada uma preparação com o grupo onde são trabalhados a história do local a ser visitado, explicação sobre o passeio e as atividades a serem feitas, regras de comportamento e convivência.

Balada

Momento para descontração do grupo, onde possam dançar, interagir ao som de músicas previamente selecionadas. Favorece a diversão, a expressão e os ampliação dos laços de amizade.

O ambiente é preparado como uma baladinha tradicional, com luzes, som e eventuais acessórios de festa.


Equipe Técnica

Vânia Paula de Souza é Psicóloga, Educadora Social, Terapeuta Corporal e Instrutora de Yoga. Vivência com grupos de desenvolvimento e formação humana para adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual leve e moderada. Preparação de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. Grupos terapêuticos com jovens e adultos. Vivência em recrutamento e seleção em ambiente corporativo.

Adriana Patrícia de Souza é Administradora, Educadora Social com experiência na capacitação profissional de adolescentes, jovens e adultos. Vivência com Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Equipes em ambiente corporativo. Desenvolvimento e acompanhamento de Projetos.


Reservamo-nos o direito de cancelar ou adiar o curso, caso não haja número suficiente de alunos para sua realização.


Mais informações

E-mail: inclub@colmeia.org.br
Tel: 11 3881-1545

Registration for : Atendimento à pessoas com Deficiência Intelectual

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Fale Conosco

Share This Course