Orientação Vocacional/Profissional

Faça a Escolha Certa: Faça Colmeia!

A Colmeia se dedica à questão da escolha profissional há muitos anos. No decorrer desses anos,evoluiu de uma bateria de testes vocacionais para um processo de Orientação Vocacional em que você é o Sujeito da Escolha.

O programa oferecido pela Colmeia é um processo produtivo e eficaz, no qual os jovens mergulham em temas relativos ao autoconhecimento e ao mundo profissional de forma séria e divertida ao mesmo tempo.


Objetivos do Programa

  • Desenvolver melhor a percepção de si mesmo;
  • Explorar novas possibilidades de profissões, além das cogitadas no início do processo de orientação profissional;
  • Atenuar a ansiedade natural deste momento de vida;
  • Auxiliar a construir/planejar o percurso profissional, tendo em vista o projeto de vida do orientando;
  • Fortalecer o compromisso do jovem com sua escolha (engajamento).
  • O programa consiste em conversas com psicólogos especializados no qual os jovens vivenciam e compartilham suas dúvidas e ansiedades diante da escolha, do vestibular e da carreira profissional. Tudo é feito de um jeito divertido, com debates, jogos e dinâmicas. Participando do programa o jovem tem a possibilidade traçar o seu percurso profissional de uma maneira autônoma, reflexiva e com menos sofrimento.

Temos duas modalidades de atendimentos: individual e grupal

O grupo tem a riqueza de propiciar um encontro entre pares com questões e aflições semelhantes, orientado pelo psicólogo.
São 7 encontros de duas horas e meia com o jovem e no oitavo encontro realiza-se uma entrevista devolutiva com os pais e seu filho.
O trabalho individual compreende 8 horas de atividades, divididas em sessões de uma hora com o jovem e uma entrevista final no último encontro.
Oferecemos programas extensivos ao longo ano e intensivos em períodos de férias durante uma semana.
Se você quiser mais informações, um psicólogo da equipe poderá conversar com você.
Os serviços são prestados em nossa sede, escolas e empresas

Atualmente uma expressão que alude ao trabalho de orientação profissional tem sido usada, trata-se do coaching. Esse termo vem do inglês e quer dizer o processo segundo o qual uma pessoa é orientada ou conduzida de uma posição A à B visando um desempenho melhor. Qualquer tipo de intervenção junto a pessoas se propõe a acompanhar, tratar ou orientar, a diferença está no método usado. Essa atividade tem gerado muita confusão porque ultrapassou sua concepção original de ajudar adultos e recém formados a planejarem suas carreiras. Hoje em dia há coaching para atuar com diferentes dificuldades das pessoas com seu dia a dia: para os que queiram orientar-se profissionalmente, coaching de mãe de primeiro filho, coaching de casal em início de vida conjugal, coaching de pessoas apavoradas com tratamento odontológico, entre outras questões.. Embora às vezes coaching seja usado como sinônimo de orientação profissional, a Colmeia utiliza o termo Orientação Profissional/Vocacional para jovens em sua primeira escolha e para adultos em seu redirecionamento de carreira por considerar que nossa intervenção tem metodologia diferenciada do coaching, a medida em que alcança níveis profundos na análise minuciosa da dinâmica psíquica do sujeito e isso se consegue pela ação de profissional especializado em orientação profissional.


Depoimentos

*Como foi o seu processo de orientação online ?
OI Flávia, foi muito bom! Óbvio que é meio esquisito no começo falar com alguém sobre coisas “profundas” através de uma telinha, mas o processo não deixou de ser super efetivo só por conta desse imprevisto. Foi incrível pra mim, sinceramente, nunca achei que ia descobrir o que queria pro meu futuro durante uma pandemia.

* Você acha que teve pontos que, por ser remoto, prejudicaram o trabalho ?
Talvez atividades mais interativas teriam sido um pouco diferentes se tivessem sido feitas presencialmente. Mas com a tecnologia tudo fica mais fácil e nada foi perdido por conta disso. Então a partir de fotos, conversas e questionários on-line o processo foi zero prejudicado.

* Qual aspecto positivo você vê?
Ter essas conversas e atividades do conforto da sua casa sem precisar pegar 30 min de carro, de fato é um ponto positivo.  M. V. G.

“Maria Stella, vi vários depoimentos no seu instagram. Comentei com vc que minha filha Luana fez o curso de Orientação Vocacional há 5 anos atrás, qdo estava no 2º ano do EM, mas esqueci de mencionar, hoje ela está no 4º ano de Odonto na USP e muito feliz com a escolha, a orientação foi muito importante para ela decidir qual carreira seguir. Agora chegou a vez do meu filho, na mesma situação que ela estava, acredito muito na importância da boa Orientação Vocacional nesse momento tão dificil para eles. Obg”.  Isabel

“Além das atividades propostas, ter conhecido novas pessoas foi um fator muito interessante por entender do porque elas estavam em dúvida e as profissões em que elas se interessaram ao final do curso”. H.20 anos

“Foi muito bom fazer a Orientação Vocacional com os amigos e novas pessoas muito legais e simpáticas”. M.18 anos

“Bom dia, obrigado pelo carinho e pela atenção. Ficamos muito satisfeitos com a abordagem e, com certeza, será muito útil para que nosso filho encontre seu melhor caminho”.

“Eu consegui me encontrar e perder meu medo em relação ao futuro. Sinto-me seguro”. J. 16 anos

Muito obrigada, por ajudar a Thais a ter mais clareza sobre os passos que dará nos próximos anos. A sua ajuda foi fundamental. Um abraço

Sei que ja agradeci pessoalmente a você, mas quero reforçar e registrar toda boa impressão que tive depois que conheci você e a instituição: a seriedade do trabalho, sua dedicação e amor que imprime no estudo de cada um deles, tão importante para a vida destas crianças, futuros adultos, etc. Muito obrigada mais uma vez!”. P.17 anos

“Muito obrigada pelo relatório. “N” está mais confiante nas suas escolhas e tem corrido atrás para obter mais informações sobre elas. Já conversou com profissionais de engenharia e fará uma visita monitorada à USP. Ele ficou muito satisfeito com a orientação.

“Obrigada pelas as informações. A sua ajuda para minha neta foi muito proveitosa ela já está na Universidade são Judas Tadeu aqui na av Angélica fazendo Ciências Contábeis e está muito feliz. Muito obrigada por tudo. Bj” Eliana


Recado aos pais

Vocês, pais, são muito importantes nesse momento de escolha profissional dos seus filhos. Pensando em vocês, na sua ansiedade e desejo de cooperação, adicionamos um encontro ao final do processo de orientação vocacional, para orientá-los, esclarecer dúvidas e refletir juntos sobre a melhor conduta a adotar.


Equipe Técnica

Flávia Maria Marques. Psicóloga pela PUC-SP. Doutorado e Mestrado desenvolvidos na área de Orientação Profissional pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP. Orientadora Vocacional da Colmeia e docente no curso de formação de orientadores profissionais da Colmeia.

Maria Stella Sampaio Leite. Psicóloga pela PUC- SP. Psicanalista. Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Orientadora vocacional há 32 anos na Colmeia e no consultório. Ampla experiência como palestrante em instituições e escolas de Ensino Médio e Superior. Autora do livro: Orientação Profissional – Clínica Psicanalítica – Editora: Pearson 2015 e Orientação Profissional (coleção “o que fazer?), Editora: Blucher 2018.


Tá com dúvida sobre curso, faculdade, profissão?

Que tal falar com um VETERANO que já teve as mesmas dúvidas que você? E como eu faço isso?
É fácil, a MeuFuturo encontra alguém pra você! Clique e saiba mais!


Saiba mais sobre Orientação Vocacional:

No nosso canal do youtube você encontra esse e outros vídeos com orientações, conteúdos e muito mais.

Registration for : Orientação Vocacional/Profissional

Quero saber mais

Share This Course