IV Jornada de Orientação Profissional

Objetivo:

O impacto da covid-19 trouxe muitas mudanças em várias das esferas de nossas vidas, principalmente, acelerando processos que já estavam em curso.  A Orientação Profissional não passou incólume nesse processo. Desta forma, o propósito desta IV jornada é trazer reflexões e questionamentos frente aos novos desafios que as práticas de orientação profissional estão demandando, bem como discutirmos as formas de trabalho e vida profissional neste cenário atual.


Programação:

Data: 24/10/2020
9h00 – 9h10 – Abertura – Maria Stella Sampaio Leite
9h10 – 9h40 – Palestra com David Léo Levisky com o tema:
Questão da subjetividade: O impacto do isolamento social na psique humana.
9h40 às 10h00 – aberto a perguntas


Mesa 1: das 10h00 – 11h00
Zeitgeist – o espírito do nosso tempo é a vida online e off-line

Flávia Maria Marques (Colmeia):
“Do presencial ao virtual: o impacto, a transformação e a realidade do trabalho de OP”
Luiz Celso Castro de Toledo (IPUSP e SBPRP):
Do resguardo ao ato: sobre escolhas profissionais, o vestibular e o inconsciente.
Coordenação: Giovanna Albuquerque Maranhão de Lima (Colmeia)


Mesa 2: das 11h15 – 12h15
A Orientação Profissional, seus desafios e o novo normal do trabalho e futuro profissional

Marcelo Afonso Ribeiro (USP)
Trabalho, carreira e futuro no pós-pandemia: implicações para a orientação profissional e de carreira

Paula Regina Pereira Marcelino ( USP- FFLCH).
As condições de trabalho hoje e a inserção profissional do jovem.
Coordenação: Sandra Loureiro (Colmeia)


Almoço: das 12h30 – 14h00


14h – Káthia Maria Costa Neiva (Editora Vetor)
“Jogo – Critérios para Escolhas Profissionais – formato online” 
15h – Marli Etelli Coelho (Editora Hogrefe Cetepp)
“Conhecendo as Profissões com a Técnica R.O.”
16h – Daniel Corral (MeuFuturo.pro)
“A transição para a vida adulta não precisa doer”
16h45 – Encerramento para envio de certificados.


Investimento: R$60,00 (Sessenta reais)

Certificado: Será fornecido a todos os participantes.


Currículos Palestrantes:

Daniel Corral. Formado em Direito e Ciências Políticas pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, com mestrado em Direito Internacional Econômico pela mesma instituição. Atuou em uma gama variada de atividades dentro e fora do país. Da produção de eventos e gestão de espaços criativos à coordenação de projetos sociais, literários e de comunicação, passando por empreendimentos em tecnologia digital. Desde 2019 atua na MeuFuturo para concretizar uma nova abordagem da orientação profissional.

David Léo Levisky: Psiquiatra da infância e da adolescência. Psicanalista didata. Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Especialização: infância e adolescência. Membro fundador da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família. Membro da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família. PhD em História Social (USP). Foi Coordenador do projeto “Abrace seu bairro”. Autor dos livros: Adolescência e violências: consequências da realidade brasileira, caminhos da violência, ações comunitárias na prevenção; Adolescência-reflexões psicanalíticas, entre outros.

Flávia Maria Marques. Psicóloga pela PUC-SP. Orientadora profissional com mestrado e doutorado desenvolvidos nas áreas de pesquisa de juventude e orientação profissional pelo Programa de pós-graduação em Psicologia da educação da PUC-SP. Psicóloga clínica de base psicanalítica formada pelo curso de Formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Experiência de atendimentos com adolescentes, jovens adultos e orientação à pais.

Káthia Maria Costa Neiva. Psicóloga (CRP 06/15.408) especializada em Orientação Profissional, Doutora em Psicologia pela Universidade Paris V, ampla experiência como professora universitária, coordenadora de curso, psicóloga clínica, orientadora profissional e de carreira. Autora de livros, artigos e materiais na área de Orientação Profissional e de Carreira. Membro da ABOP, professora convidada do curso de Formação de Orientadores Profissionais da Colmeia..

Luiz Celso C. Toledo. é membro filiado à Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) e mestre em Psicologia pelo mesmo Instituto. A graduação em Psicologia deu-se na USP de São Paulo. Iniciou a formação em Terapia Familiar na PUC-São Paulo, concluindo-a no Instituto Familiae de Ribeirão Preto. Formou-se como Orientador Profissional pelo IPUSP. Atua desde 1998 como psicólogo clínico em consultório particular, inicialmente em São Paulo e, a partir de 2004, em Ribeirão Preto. Além do consultório, possui experiência em psicologia hospitalar, escolar e organizacional. Atualmente dedica-se ao consultório e ao Colégio FAAP de Ribeirão Preto

Marli Etelli Coelho – CRP 06/05150 Psicóloga, Psicoterapeuta e Orientadora Profissional. Atua em consultório desde 1984. Especialista em Psicologia Clínica, em Avaliação Psicológica e em Orientação Profissional. Coautora do “Guia Informativo de Educação Profissional: uma possível trajetória” junto com a Equipe da Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude. Adaptação da Técnica R.O. com o kit “Conhecendo as Profissões com a Técnica R.O.” editado pelo CETEPP (Centro Editor de Testes e Pesquisa em Psicologia), 2001, reeditado em 2010, atualizado em sua 3ª edição pela Hogrefe em 2015 e em sua 4ª edição em 2019

Marcelo Afonso Ribeiro. Psicólogo, orientador profissional e de carreira, e professor Associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde coordena o CPAT (Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho) e o SOP (Serviço de Orientação Profissional). Doutor em Psicologia Social. Foi Presidente da ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional) na gestão 2009-2011. Representante brasileiro na UNESCO Chair em Lifelong Guidance and Counseling e na Red Latinoamericana de Profesionales de la Orientación. Membro da ESVDC (European Society for Vocational Design and Career Counseling). Coorganizador do Compêndio de orientação profissional e de carreira: (Vol. 1 e 2) com Lucy Leal Melo-Silva (SP: Vetor, 2011).

Paula Regina Pereira Marcelino. professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Ciências Sociais em 1999 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e obtenção dos títulos de mestre em Sociologia (2002) e doutora em Ciências Sociais (2008) pela mesma instituição. Parte dos estudos de doutorado foi feita na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França. Fez dois pós-doutoramentos: um em Sociologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) entre 2008 e 2009 e um em Ciência Política na Unicamp, em 2010 (1 ano). Realizou um estágio de pesquisa pós-doutoral nos quadros de um projeto Capes-Cofecub na Universidade de Lyon II, França, entre 2012 e 2013 (2 meses). Trabalha com temas relacionados à situação e à ação dos trabalhadores: crise e recuperação do sindicalismo, classes sociais, reestruturação produtiva, neoliberalismo e precarização do trabalho.


Coordenação: Flávia Maria Marques

Comissão organizadora: Caioá Geraiges de Lemos – Giovanna Albuquerque Maranhão de Lima – Maria Stella Sampaio Leite – Marisa Donatiello e Sandra Loureiro.

Apoio técnico: Daniel Alves e Elísia André

Mais sobre nossos palestrantes nesta Jornada:

David Léo Levisky: https://youtu.be/cXv2oq9bz68
Marcelo Afonso Ribeiro: https://youtu.be/Fl0ehFFQUzg
Luiz Celso Castro de Toledo: https://youtu.be/6Mau_wf_tHY
Marli Etelli: https://youtu.be/MFm9vNEzLEQ
Kathia Maria Costa Neiva: https://youtu.be/v0QXcqccNJQ


Apoiadores:

Share This Course