Aperfeiçoamento de Orientadores

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ORIENTAÇÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL (ONLINE)

 

O curso visa oferecer condições práticas e teóricas para que o aluno aprenda a conduzir um processo de Orientação Profissional individual e/ou grupal, tanto na clínica quanto em ambiente institucional. Também tem como objetivo promover a reflexão sobre o papel do Orientador Profissional e sobre as mudanças nas relações de trabalho no mundo atual.


Público:

Psicólogos, Pedagogos, estudantes de último ano destes cursos.


Programa:

  • Histórico da Orientação Profissional e as principais linhas teóricas.
  • O processo de Orientação Profissional:
  • A fase de diagnóstico clínico ou de triagem: em que consiste o diagnóstico clínico em Orientação Profissional, como conduzi-lo e quais as estratégias que podem ser utilizadas nesta fase do trabalho.
  • A fase de intervenção: a partir do modelo de atendimento que é apresentado aos alunos, é ensinado o passo a passo do processo, que inclui o autoconhecimento enquanto investigação pessoal e a pesquisa sobre as profissões e sobre a realidade ocupacional. Estudo de caso – apresentação e discussão de um atendimento.

Metodologia:

Estudo e manuseio de instrumentos e jogos utilizados em Orientação Profissional; análises de alguns resultados obtidos nestes instrumentos a partir das quais o aluno (a) treina como levantar hipóteses e como conduzir o trabalho de OP. Definição de conceitos teóricos, discussão de textos e casos clínicos.

Texto base: Orientação Profissional – Clínica Psicanalítica – Editora: Pearson 2015 – Autora: Maria Stella Sampaio Leite


Calendário:

Data: 20 a 24/07/2020
Horário: 14h às 16h30
Carga horária: 12h30min


Investimento:

Valor: R$995,00 à vista
Apostila inclusa e certificado mediante presença mínima de 75%.


Depoimentos

“Parabéns pelo trabalho e muito obrigada por ter proporcionado essa experiência! Adorei conhecer a história e as atividades da Colmeia. Foi um dos cursos mais bacanas e proveitosos que já fiz em todas as áreas. Espero revê-los mais vezes!”
“Tirou o “peso” que sentia sobre saber ser “a responsável” pela escolha profissional do jovem. Passei a enxergar com mais clareza o protagonismo dele, e também a importância do desenvolvimento de seu EU durante o processo de OP (para além das informações sobre profissões).”
Maíra Oliveira Bentim

“Tanto a metodologia quanto o material me surpreenderam muito positivamente.”
“O grupo, na minha visão, é um dos mais ricos e importantes meios de trabalho. Sem esse grupo meu aprendizado não teria sido como foi.”

Renata Parreira

“O curso me forneceu ferramentas muito interessantes, como sou pedagoga, só me enxergava trabalhando em grupos, já consigo me ver no trabalho individual. Além disso, esse curso me fez decidir por fazer o curso de especialização aqui na Colmeia.”
Priscila H.M. Casali Picarelli

“Saio muito grata pela formação e experiência que adquiri nestes 5 dias. Agora colocar mão na massa.”
Simone Navarro

“Entender que o processo é de autoconhecimento e escolhas e que dessas escolhas surgem novas possibilidades. Entender que podemos ser o continente para outras pessoas expressarem suas emoções e entender que existe um “EU”.
“Me apaixonei pelo curso. Troca de experiências, contribuições, grupo participativo e interessado.”

Sheila Cristina Vilela

Inicialmente achei inviável devido ao deslocamento e ausência do trabalho durante toda semana. Durante o curso entendi a proposta.
Nesse modelo torna-se mais leve e os conteúdos são absorvidos com mais qualidade.

Polyana Fernandes – Palmares – PE    31/1/20


Profissional Responsável

Maria Stella Sampaio Leite. Psicóloga pela PUC- SP. Psicanalista. Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Orientadora vocacional há 32 anos na Colmeia e no consultório. Ampla experiência como palestrante em instituições e escolas de Ensino Médio e Superior. Autora dos livros: Orientação Profissional – Clínica Psicanalítica – Editora: Pearson 2015 e Orientação Profissional – coleção “o que fazer?, Editora: Blucher 2018.


* Reservamos o direito de cancelar ou adiar o curso, caso não haja número suficiente de alunos para sua realização.

Registration for : Aperfeiçoamento de Orientadores

QUERO SABER MAIS

Share This Course